Hospital da baixada onde idosa morreu com injeção de café com leite tem diversas irregularidades, diz conselho
16/10/2012
Hospital da baixada onde idosa morreu com injeção de café com leite tem diversas irregularidades, diz conselho
Corpo de Palmerina Pires, de 80 anos, foi enterrado nesta terça em São João de Meriti
O Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) informou que o PAM (Posto de Atendimento Médico) de São João de Meriti, onde uma idosa morreu após uma estagiária aplicar injeção de café com leite na veia da paciente, informou que o hospital coleciona diversas irregularidades. O local vem sendo investigado pelo conselho desde março de 2011.
O corpo da idosa Palmerina Pires, de 80anos, foi enterrado na manhã desta terça-feira (16), por volta das 10h, no cemitério de Vila Rosalio, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Segundo o conselho, a unidade hospitalar enfrenta problemas como ausência de sistematização da assistência de enfermagem, inexistência da certidão de responsabilidade técnica da enfermeira chefe e presença de estagiários de cursos técnicos de enfermagem sem a supervisão direta do profissional enfermeiro. A unidade hospitalar também não pratica a educação continuada e não há programas de capacitação dos quadros.
Durante a fiscalização, a enfermeira responsável pelo PAM informou ao Coren que o responsável e os dois técnicos que estavam no hospital no momento do incidente foram afastados de seus cargos.
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que está sendo aberta sindicância administrativa para esclarecer o caso e confirmou que tanto a estagiária técnica de enfermagem, como as enfermeiras supervisoras de estágio e de plantão na unidade de saúde foram afastadas de suas funções.
A secretaria ainda afirmou que os responsáveis pelo erro serão punidos exemplarmente e deverão também responder a inquérito aberto na Delegacia de Vilar dos Teles (64ª DP).
Dois casos em uma semana
Em Barra Mansa, no sul fluminense, uma idosa de 88 anos morreu no dia 7 de outubro depois que sopa foi injetada na veia dela. A aposentada estava internada desde 27 de setembro na Santa Casa de Misericórdia após sofrer um acidente vascular encefálico, que paralisou parte do seu corpo.
Fonte: Noticias.r7.com
Imagem: Alexandre Gama